Kit pedagógico para ajudar a lidar com o processo de luto de crianças

«(Sobre)Viver na Selva: Luto e Perdas» — Kit psicoeducativo

· Autoria das psicólogas Ana Santos e Susana Esteves
· Prefácio do manual do neuropediatra Nuno Lobo Antunes
· Inclui guião sobre como atuar nas escolas

A Ideias com História apresentou ontem, no Palácio Baldaya, em Lisboa, o kit psicoeducativo «(Sobre)Viver na Selva: Luto e Perdas», que também inclui o livro «As Crianças, a Morte e o Luto: Manual prático para adultos».

O projeto, da autoria das psicólogas Ana santos e Susana Esteves, é lançado na época natalícia, precisamente por ser um período do ano em que as perdas de familiares se sentem de forma mais intensa, nomeadamente pelas crianças.

O kit vai estar disponível ao público em geral e em condições especiais em diversas instituições, como escolas, unidades hospitalares e nas próprias agências funerárias – no que é um processo inovador – onde o kit pode, desde logo, ser disponibilizado como instrumento de ajuda no processo de luto das crianças.

O manual «As Crianças, a Morte e o Luto», que acompanha o kit, apresenta-se como um livro prático que pretende ajudar a navegar pelas dúvidas na comunicação, pela necessidade de se compreender melhor o pensamento das crianças e por estratégias para gerirem as suas próprias emoções num processo de luto. 

Escrito de forma simples e objetiva, o livro levanta questões e dá respostas práticas que auxiliam as crianças e jovens a melhor compreenderem as perdas, não só em caso de morte, mas também noutras situações, como o afastamento de pais, familiares ou amigos, mudanças de escola ou mesmo de local de residência.

O livro compreende ainda um guião para intervenção no luto infantil em contexto escolar, com sugestões sobre como atuar na escola.

Composição do kit
— Tabuleiro
— Cartas de desafio, com cinco baralhos com temáticas diferentes
— Peões
— Dado
— Pulseiras
— Regras do jogo
— Manual prático para adultos
— Livro de atividades
— Roleta
— Pen USB com atividades

Valor do kit: 39,90 €

Trabalhe connosco!

Desenvolvemos materiais lúdico-pedagógicos de acordo com os objetivos dos nossos clientes.

Contacte-nos para pedidos de proposta, orçamento ou informações adicionais: geral@ideiascomhistoria.pt